Pular para o conteúdo principal

Top 10 Filmes de Terror Quase baseados em fatos reais


Ficou com medo? Calma, tudo não passa de ficção, será mesmo? só fantasia dos autores e criatividade dos produtores. Aqui vai uma lista de filmes baseados e levemente baseados em fatos reais, Tudo isso para comemorar a data mais sugestiva do ano...bom pelo menos para os fãs da data do Halloween.


10. A Casa das Almas Perdidas (The Haunted )
Baseado no livro "The Haunted: One Family's Nightmare" de Robert Curran, o filme relata a história verdadeira de uma família na cidade de West Pittston, na Pensilvania, às voltas com terríveis eventos sobrenaturais. Esses Fenômenos teriam acontecido com a  Família Smurl, as assombrações que teriam ocorrido na casa dos moradores, Jack e Janet Smurl na  Pensilvânia . As manifestações na casa dos Smurl foram notificados e incluíam todos os tipos de fenômenos poltergeist, incluindo sons estranhos, maus cheiros e avistamentos de aparições. Ed and Lorraine Warren são americanos investigadores paranormais e autores associados aos casos de destaque de assombrações pesquisaram o caso e  afirmaram que a casa Smurl foi ocupado por três espíritos e um demônio. Tanto Jack e Janet Smurl também afirmam ter sido vítimas de violência sexual por parte das entidades em sua casa.
Não sei se é por se tratar de uma casa comum, com uma família normal, em uma vizinhança normal, ou pelo fato da história ser real, já que o livro em que se baseia o roteiro contem os relatos de nada menos do que 28 testemunhas, mas o fato é que este é um dos filmes de terror mais assustadores que eu já vi. 
Dirigido por Robert Mandel, o filme recebeu indicações aos prêmios Emmy e Golden Globe. Parece que já saiu em DVD, mas de qualquer forma, vale a ida até a locadora!


09. O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose)
É um suspense psicológico, assusta, espanta, mas em nenhum momento ele se mostra como mais um terror explícito. E é baseando-se nesse diferencial que o filme é ótimo e inovador. Inspirado em história real,
Assim como em "O Exorcista", fica à critério do espectador acreditar ou não que a garota foi realmente possuída pelo demônio, já que o diretor enfoca os dois lados da história: O caso da garota foi à justiça porque o padre Richard Moore é acusado de matá-la durante o exorcismo, enquanto o promotor diz que a garota tinha epilepsia psicótica. Em qual lado você acredita?
"O Exorcismo de Emily Rose" é um ótimo suspense psicológico, que foge das regras hollywoodianas de filmes de terror, ao apresentar um roteiro distinto e inteligente.
O Caso Klingenberg uma jovem alemã, Anneliese Michel, de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976.No filme conta o drama vivido por uma jovem de 19 anos possuída pelo demônio em um dos raros casos do tipo reconhecido oficialmente pela Igreja. No filme, a protagonista Laura Linney interpreta o papel de uma advogada que defende um padre (Tom Wilkinson) acusado por uma sessão de exorcismo realizada em uma adolescente chamada Emily Rose que, segundo ele, havia sido possuída pelo demônio.


08. Maldição (An American Haunting)
O filme é baseado no romance "The Bell Witch: An American Haunting", de Brent Monahan. Os acontecimentos no livro são baseadas na lenda da Bruxa de Bell. O filme muda a partir do século 19 ao 21, e apresenta uma história paralela sobre O filme é baseado no romance "The Bell Witch: An American Haunting, de Brent Monahan. O filme apresenta uma história paralela sobre uma mãe recentemente divorciada, cuja filha está passando por algo parecido com a mesma experiência que Betsy Bell

Entre 1818 e 1820, os Bell, que viviam no sul dos Estados Unidos, passaram por momentos de puro horror em sua fazenda. Os eventos, que começaram com estranhos barulhos vindos do mato e resultaram em ataques a membros da família, foram aterrorizantes. Entre o aparecimento de um lobo com penetrantes olhos amarelos e múltiplas vozes que soavam como ventos, eles desconfiaram que eram vítimas de uma Maldição.
Perto daquele local, uma mulher, tida pela vizinhança como uma bruxa, foi considerada suspeita de provocar todo o fenômeno. Ainda assim, eles tentaram racionalizar a situação e procurar por suas causas, enquanto tentavam superar a histeria e o pânico que tomava conta do lugar.O filme foi baseado em uma história verídica, considerada pelos norte-americanos como a única vez em que houve uma morte por conta de espíritos.




07. The Strangers (The Strangers)
Baseado em fatos reais, o longa-metragem conta a história de Kristen McKay, interpretada por Liv Tyler James Hoyt, interpretado por Scott Speedman, Ambos são jovens e namorados. Ao saírem de uma festa, já tarde da noite, James leva Kristen para a casa de férias de seu pai, exatamente como havia planejado, uma vez que ele já pedira Kristen em casamento e a mesma recusara. No entanto os dois decidem passar o resto da noite juntos nessa casa afastada.Tudo ia muito bem até que uma garota toca a campainha e James abre a porta em plena madrugada e se deixa mostrar claramente que ambos estão sozinhos e vulneráveis. A garota e mais dois amigos, todos mascarados, começam a aterrorizar o casal, socando a porta, batendo nas janelas, destruindo o carro e fazendo com que eles ultrapassem seus próprios limites e o medo para sobreviverem. O Filme é baseado no livro "Helter Skelter", que conta a história real da Família "Manson". Família Manson foi o grupo fundado por Charles Manson, que em 1969 matou a atriz Sharon Tate e o casal Rosemary e Leno LaBianca em Los Angeles, 10 de agosto de 1969, entre outros crimes.






06. Envocando Espíritos (The Haunting in Connecticut)
No Filme quando um dos filhos do casal Campbell é diagnosticado com câncer toda a família tem que mudar para uma casa mais perto da clinica onde Matt fará seu tratamento. À medida que o tempo passa o comportamento do rapaz muda radicalmente e todos passam a presenciar várias atividades sobrenaturais na casa. Pesquisando o passado dos moradores da casa eles descobrem que a casa foi um centro pagão que procurava muito mais que contatos com espíritos. Agora sob constante pressão eles terão que responder a pergunta: - por que eles ainda estão entre nós? Baseado em uma história real de possessão espírita, fatos acontecidos em 1987 houve uma assombração especialmente aterrorizante na cidade de Southington, Connecticut, com uma família que havia acabado de se mudar para uma grande casa vazia na Meriden Avenue.Logo após se estabelecerem, a família descobriu um pequeno cemitério nos fundos, uma câmara de embalsamento no porão e gavetas cheias de fotos horripilantes de cadáveres: a sua nova casa havia sido uma funerária na década de 1920,esta história nos levará a acreditar no inacreditável,Andrew Trapani, produtor do filme, teve a ideia das filmagens assim que assistiu a um documentário sobre o caso real, acontecido com a família de Carmen Reed. Andrew procurou a mulher e, a partir de seus relatos, decidiu fazer o filme. Quer saber mais? Aqui



05. O Chamado (The Ring)
Com base numa trilogia literária escrita por Suzuki Koji, O Chamado é uma refilmagem de uma produção japonesa de 1998 sobre uma lenda urbana a respeito de uma fita amaldiçoada. Uma jornalista se vê obrigada a solucionar esse mistério após assistir ao vídeo acompanhada de seu filho. O filme japonês foi (em parte) baseado em fatos reais: Existia uma vidente chamada Mifune Chizuko  (no qual foi baseada a mãe da menina Samara) que aos 25 anos suicidou-se após uma demonstração pública de mediunidade onde ela foi acusada de charlatanismo. Um ano depois desse incidente nasce Takahashi Sadako, uma menina que conseguia criar imagens em fotografias e outras mídias, usando o poder da mente (nensha, em japonês). O diretor japonês (que acredita que Sadako possa ter sido a reencarnação de Chizuko) resolveu usar o mesmo nome - Sadako - para batizar a garota que viria a ser conhecida por Samara, na versão norte-americana.O site Cinema em Cena já disponibilizou o conteúdo da fita amaldiçoada. Segundo consta, ela é bem parecida com a da versão japonesa. Quer assistir? Tem certeza? Então, Clique Aqui .




04. O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre)
O Filme atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. A história aterrorizante, levemente baseada em fatos reais, é considerada por muitos como um dos maiores suspenses de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero de terror, o que influenciou incontáveis filmes.O filme é baseado na história do "serial killer" chamado Ed Gein, que matava as pessoas e tirava a pele... Não aconteceu exatamente como no filme, mas é inspirado em fatos reais pelo menos em partes.
No Filme Conta a história em 20 de agosto de 1973, a polícia foi chamada à remota quinta da família Sawyer, onde funciona o matadouro local do distrito de Travis, no Texas. Foi encontrado no interior da misteriosa casa os restos de 33 vítimas humanas, uma descoberta assustadora que chocou e aterrorizou a nação, e que muitos ainda consideram o mais famoso caso de assassinato em massa de todos os tempos. Usando uma grotesca máscara feita a partir da pele do rosto de suas vítimas e usando uma moto-serra, o assassino, conhecido como "Leatherface" (face de couro), virou manchete dos jornais do estado com o título A Casa do Terror Horroriza uma Nação – Massacre no Texas.
As autoridades locais teriam matado um homem que usava uma máscara de couro e afirmado que ele seria o assassino, fechando o caso, subitamente. Entretanto, nos anos que se seguiram, muitas pessoas ligadas à chacina acusaram a polícia de fazer uma péssima investigação e de saber, de antemão, que havia matado o homem errado. Agora, pela primeira vez, o único sobrevivente do assassinato em massa quebrou o silêncio e contou a verdadeira história sobre o que aconteceu numa estrada rural desértica do Texas, quando um grupo de cinco jovens, inadvertidamente, se viu cercado por um louco com uma moto-serra.



03. WOLF CREEK - Viagem ao Inferno (Wolf Creek)
Baseado em fatos reais, Wolf Creek - Viagem ao Inferno acompanha a aterrorizante jornada de três mochileiros no interior da Austrália.O filme foi anunciado como sendo baseado em "histórias verdadeiras", embora os produtores disseram que não está diretamente ligada a nenhuma história específica, Mas Peter Falconio era um turista britânico que desapareceu no interior da Austrália, em Julho de 2001, enquanto viajava com a namorada Joanne Lees, ambos hoje é considerados mortos, Vindo de Hepworth, Huddersfield, em West Yorkshire, ele era um graduado da Universidade de Brighton, e 28 anos de idade na época do desaparecimento. Embora o corpo de Falconio nunca ter sido encontrado, Bradley John Murdoch foi condenado pelo assassinato em 13 de dezembro, 2005. O caso atraiu grande atenção do público e no mundo jurídico. No Filme Liz Hunter e Kristy Earl são inglesas e viajam pela Austrália na companhia de Ben Mitchell. No coração do país, isolados, eles chegam até o Parque Nacional Wolf Creek e curtem a deslumbrante paisagem da segunda maior cratera do mundo.
Quando decidem partir, ao final do dia, os relógios e o carro dão pane. Os três entram e pânico, até que um caminhão aparece, o motorista oferece ajuda e os leva ao seu acampamento, numa mina abandonada. Lá, a aventura torna-se um terrível e violento pesadelo.

02. Horror em Amityville (The Amityville Horror)
O Filme é a refilmagem de um filme de horror Bem produzido no final da década de 70, que trazia no elenco Margot Kidder (a Lois Lane de Superman) num dos papéis principais.
Na época do lançamento do filme original, os produtores apresentaram o material como sendo baseado em fatos reais. A família da história viria a desmentir a farsa alguns anos mais tarde, acabando com a aura mitológica envolvendo o nome Amityville. Bom para uns, Mal para outros é que a verdade sobre o Terror em Amityville  já foi revelado, Mesmo assim, Michael Bay e cia. insistiram em manter o slogan 'baseado em fatos reais' nesta nova versão.

O nome Amityville, na época, ficou bastante associado à idéia de "casa mal-assombrada", e o filme ganhou várias continuações que, como esperado, diluíram a idéia original em bobagens totalmente esquecíveis. Pegando carona na onda de recentes refilmagens, Michael Bay resolveu dar uma mordida no sempre rentável gênero do sobrenatural e se encarregou de produzir a releitura, comandada por um diretor estreante.
Procurando por uma residência permanente na região de Long Island, Kathy Lutz (Melissa George), seus três filhos e seu novo esposo George (Ryan Reynolds) encontram uma bela casa a um preço inacreditável. Eles não se prendem muito ao fato de que, neste mesmo local, uma família inteira foi assassinada por um de seus próprios membros, que alegou mais tarde ter sido coagido por vozes estranhas que ouvia dentro da casa. Não demora muito para que George comece a ter visões e passe a apresentar um comportamento estranho, enquanto a garotinha da família insiste em conversar um uma amiguinha imaginária que parece habitar o mesmo quarto que ela.
Não há muita substância na história, que sustenta-se basicamente com o bom e sempre bem-vindo conceito da casa mal-assombrada, neste caso associado à idéia de possessão demoníaca. Isso não é nenhuma novidade, já que o mesmo assunto foi levado às telas várias vezes, e de forma bem mais competente, por exemplo, em
O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980). A atualização da idéia original se inspira visivelmente em material recente para contar a mesma história e tentar ampliar a sensação de medo (é facílimo identificar as várias tomadas emprestadas de O Sexto Sentido e O Chamado, por exemplo). Associados à sensação um pouco forçada de claustrofobia há alguns bons sustos, mas nada que seja muito sutil ou visualmente acachapante. A edição ajuda bastante neste ponto, colaborando para aumentar a tensão latente de um roteiro que é descuidado ao acelerar demais a transformação demoníaca do personagem de Ryan Reynolds e lança mão de algumas passagens duvidosas, como a queda da esposa na água, na cena do barco.
Ryan Reynolds não fede nem cheira no papel do pai de família que arruína sua nova vida à medida que se deixa influenciar pelas vozes estranhas. Philip Baker Hall tem uma pequena mas grata participação como o padre que tenta ajudar a família assombrada. A heroína da história, Melissa George, tem um rosto vagamente conhecido, talvez devido à sua rápida participação no intrincad
 o Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001).


01. O Exorcista (The Exorcist)
A eterna batalha entre o bem e o mal é travada dentro do corpo de uma inocente garota (Linda Blair) que possuída pelo malévolo demônio Pazuzu, luta para salvar sua alma com a ajuda da fé e coragem de um padre Jesuíta (Max Von Sydow) e seus conhecimentos sobre exorcismo.
Baseado em fatos reais, O Exorcista chocou e aterrorizou milhares ao revelar o mais primitivo dos temores humanos: o encontro com a verdadeira essência do mal. Premiado com o Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Efeito Sonoro em 1973, O Exorcista se tornou um clássico na história do cinema.
A história relatada no livro de 1971, de William Peter Blatty, e recontada em filme dois anos após, com grande sucesso de público e crítica é

 praticamente do conhecimento de todos. O que poucos realmente sabem é que, por trás de toda a ficção do relato, há um fundo histórico verdadeiro. Segundo consta, Blatty (na época estudante da Universidade de Georgetown, em Washington, DC), leu um artigo publicado no Washington Post em 20 de agosto de 1949, relatando um exorcismo de um garoto de 14 anos ocorrido em Mount Rainier, no estado de Maryland, subúrbio de Washington, DC. É esta história real, ou pelo menos o que sabe sobre ela....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Octopus Tatto

Por suas incríveis habilidades, o polvo é o verdadeiro símbolo daquele que “sabe se defender“.  Invertebrado habitante dos oceanos, é um animal extremamente inteligente com grande volume cerebral e um sistema nervoso altamente complexo disperso por todo o corpo. Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa “oito pés”.

A Lenda dos Guardiões

'A Lenda dos Guardiões' segue Soren, um jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de GaHoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas dos maldosos Puros. Enquanto Soren sonha em algum dia unir-se aos seus heróis, seu irmão mais velho, Kludd, zomba da ideia, e prefere caçar, voar e tirar a predileção de seu pai pelo irmão mais novo. Mas a inveja de Kludd tem consequências terríveis — fazendo com que ambas as corujinhas caiam de sua casa no topo da árvore direto para as garras dos Puros. Agora depende de Soren realizar uma fuga audaciosa com a ajuda de outras jovens corujas. Juntas elas voam cruzando o oceano e a bruma para encontrar a Grande Árvore, lar dos lendários Guardiões de GaHoole — a única esperança de Soren para derrotar os Puros e salvar os reinos das corujas.

Conheça a gramatura ideal para o seu impresso !

Qual é a melhor gramatura de papel para o meu impresso? O termo g/m² é pouco explicado e de difícil associação para grande parte das pessoas que não atuam na área gráfica. Mas, se em algum momento você precisar de um impresso elaborado ou simplesmente um panfleto de divulgação, você será confrontado sobre a gramatura do papel. Por isso, desenvolvemos este artigo para ajuda-lo a compreender um pouco melhor o que isso significa e sua importância para a qualidade do seu impresso. Você sabia que a gramatura do papel influencia na qualidade do seu impresso? G/M² é um acrônimo para "gramas por metro quadrado” e é a medida que permite a compradores e fornecedores identificar a qualidade do papel que esta sendo solicitada. Quanto maior o número g/m², mais pesado e espesso é o papel. Ser específico sobre a gramatura que esta adquirindo pode fazer a diferença tanto no orçamento quanto na qualidade final do material. É importante citar que existem padrões da indústria quando ...