
Qual é a melhor gramatura de papel para o meu impresso?
O termo g/m² é pouco explicado e de difícil associação para grande parte das pessoas que não atuam na área gráfica. Mas, se em algum momento você precisar de um impresso elaborado ou simplesmente um panfleto de divulgação, você será confrontado sobre a gramatura do papel. Por isso, desenvolvemos este artigo para ajuda-lo a compreender um pouco melhor o que isso significa e sua importância para a qualidade do seu impresso.
Você sabia que a gramatura do papel influencia na qualidade do seu impresso?
G/M² é um acrônimo para "gramas por metro quadrado” e é a medida que permite a compradores e fornecedores identificar a qualidade do papel que esta sendo solicitada. Quanto maior o número g/m², mais pesado e espesso é o papel. Ser específico sobre a gramatura que esta adquirindo pode fazer a diferença tanto no orçamento quanto na qualidade final do material.
É importante citar que existem padrões da indústria quando se trata de gramatura.
Mas, afinal, como identificar a gramatura do papel e selecionar o mais apropriado ao meu impresso?
Esta tarefa é ainda mais difícil quando a solicitação é feita por meio da nossa fanpage ou e-mail, onde não é possível sentir os papéis. Mas não se preocupe, se você preferir podemos marcar uma hora, mostrar nossas amostras dos materiais e conversar melhor a respeito. Logo abaixo fizemos um pequeno demostrativo sobre "Gramaturas de papeis", dá uma olhadinha.
• De 90g de 115g: o papel que você utiliza na sua casa ou no escritório tem essa média de peso / gramatura. Algumas marcas também trabalham com 75g e são comumente utilizados em papel timbrado e envelopes.
• 115g: esta gramatura abrange sua aplicação a cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo.
• 150g: utilizado em panfletos e folhetos de maior resistência, além de folder e flyers. Pense nas capas de revistas e você terá uma boa base de comparação.
• De 250g a 300g: esta gramatura é aplicada basicamente a cartões, já que são mais pesados e espessos. Lembre-se de cartões de visita, cartões postais e de aniversário ou mesmo convites de casamento de qualidade.
• De 35g a 55g: também há os papéis de menor gramatura que são, de fato, muito fino e sua aplicação mais comum é em jornais. Esse tipo de papel não faz parte do nosso portfólio de produtos, mas é muito importante saber que ele existe e como aplica-lo da melhor forma possível.
Por fim, é importante definir quais acabamentos você vai utilizar. A laminação fosca garante maior resistência e por isso não pede um papel muito grosso. Porém, se você precisa de dobras, recomenda-se o uso de vinco e cores claras em papéis a partir de 250g para que as marcas das dobras não fiquem tão aparentes.
Este assunto mais detalhado fica para a nossa próxima matéria aqui no blog!
Esperamos que estes pequenos comparativos possam esclarecer algumas dúvidas básicas sobre gramatura. Mas, caso ainda tenha alguma dúvida, estamos a disposição. Deixe seu comentário e Até a próxima pessoal!
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário para esta postagem!